17/10/2011 08h30 - Atualizado em 17/10/2011 08h30
Vitória com cinco desfalques mostra a força do grupo vascaíno
Cristóvão Borges relembra que Vasco convive com problemas desde o início do Brasileiro, mas sempre conseguiu dar a volta por cima
Contra o Atlético-MG, o Vasco não teve Felipe e Jumar suspensos, além de Eduardo Costa, Juninho Pernambucano e Romulo, lesionados. Antes do jogo, havia uma certa preocupação no ar principalmente porque todos os desfalques foram titulares em boa parte da temporada. No entanto, mais uma vez, o Vasco provou a força do seu elenco com a vitória. Feliz, Cristóvão Borges admitiu que esta era a prova mais difícil para o grupo e que a resposta foi mais do que positiva(veja os melhores momentos do jogo no vídeo).
O treinador lembrou que o Vasco é um dos times que mais conviveu com este tipo de problemas na temporada. Além das suspensões, Juninho Pernambucano, Eduardo Costa, Felipe, Diego Souza, Alecsandro, entre outros, sofreram com lesões em momentos distintos.
- Não digo que o elenco seja um diferencial. Mas nossa força está aí sem sombra de dúvidas. Quando se perde algum jogador, todos sentem e a gente conviveu com isso em boa parte do campeonato. Na maioria das vezes respondemos bem. Contra o Atlético-MG era um desafio difcílimo e mais uma vez a resposta foi positiva. A força do Vasco é o conjunto e por isso estamos com essa campanha - afirmou.
Elton é uma das provas disso. O atacante ganhou a vaga de Alecsandro na reta final. Ele elogiou o concorrente e disse que a disputa no Vasco sempre foi sadia.
- O Alecsandro teve uma lesão que acabou prejudicando. Recebi a oportunidade e aproveitei como outros já fizeram. Mas aqui a disputa é boa e o Vasco precisa de todos. Não vou decidir nada sozinho assim como o Diego, o Felipe ou o Juninho também não. O Vasco é um grupo - finalizou.
Com 54 pontos, o Vasco é o vice-líder do Brasileiro atrás apenas do Corinthians, que tem uma vitória a mais. Os jogadores voltam a entrar em campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Bahia
17/10/2011 11h00 - Atualizado em 17/10/2011 11h51
Longe da artilharia do Brasileiro, Elton quer ser o goleador do Vasco
Atacante está três gols atrás de Bernardo na temporada. Ele revela que o fato não é sua prioridade, mas admite que seria muito gratificante
Com dez gols, Elton é o artilheiro do Vasco no Campeonato Brasileiro. No topo da tabela está Borges, com 21 gols marcados. Realista, ele sabe que é praticamente impossível alcançar o atacante do Santos faltando apenas oito jogos para o fim. No entanto, em outra tabela, o camisa 39 pode terminar como o grande goleador: na temporada do Vasco. Atualmente, Elton está três gols atrás de Bernardo, que com 14 é o líder.
Elton admite que ser artilheiro seria um fato muito legal para coroar o ano. Ele reconhece que a disputa é legal, mas diz que sua preocupação maior no momento é a disputa pelo título brasileiro.
- A artilharia do campeonato está bem longe, mas a do Vasco no ano dá para brigar sim. Não coloco isso no plano principal no momento. A ideia é sempre ver o coletivo brilhando e isso acontece com o título, com todos se ajudando... Mas seria muito legal terminar o ano no topo da artilharia. Se eu fizer bem o meu trabalho isso vai acontecer naturalmente - afirmou.
Os gols nos últimos jogos fizeram Elton ganhar ainda mais moral com os torcedores. Feliz, ele retribuiu o carinho e dedicou a vitória sobre o Atlético-MG para os mais de 15 mil torcedores presentes em São Januário.
- A vitória é para eles. Os torcedores encararam chuva e frio e nos apoiaram até o fim. Fico feliz com o apoio da torcida e quero sempre retribuir o carinho com gols e boas atuações - finalizou.
Após a vitória, o Vasco vai folgar nesta segunda-feira. O time se reapresenta terça, em São Januário. Com 54 pontos, o Vasco é o vice-líder do Brasileiro atrás apenas do Corinthians, que tem uma vitória a mais. Os jogadores voltam a entrar em campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Bahia, em Pituaçu.
2°Vasco2x0Atlético-MG17°
Gols: Elton , Fagner
30ª RODADA
VASCO DESPACHA ATLÉTICO-MG EM 20 MINUTOS E MANTÉM VICE-LIDERANÇA
Time carioca faz ótimo primeiro tempo e constrói vitória por 2 a 0. Galo tem outra atuação ruim e o do Brasileirãopermanece na zona de rebaixamento
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O Vasco mostrou em 20 minutos o conceito do apelido Trem-bala da Colina. Azar do Atlético-MG. O time mineiro foi atropelado facilmente e perdeu por 2 a 0, em São Januário, na noite deste domingo. O jogo foi válido pela 30ª rodada do Brasileirão.
16/10/2011 20h33 - Atualizado em 16/10/2011 21h23
Ligação de Ricardo Gomes dá força ao Vasco antes do jogo
Cristóvão Borges diz que pediu ao treinador para falar com o grupo depois da preleção e Bernardo se diz emocionado
Antes da vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-MG, neste domingo, em São Januário, o Vasco ganhou uma motivação extra: o técnico Ricardo Gomes, que se recupera de um AVC sofrido no empate por 0 a 0 com o Flamengo, falou por telefone com os jogadores depois da preleção de Cristóvão Borges antes da partida. O treinador interino revelou como tudo aconteceu, na entrevista coletiva.
- Tinha falado com ele no almoço. Ele me ligou e combinei que ele falaria com o grupo depois da palestra, coloquei no sistema de som e ele falou. Os jogadores ficaram felizes de ouvir a voz dele, ele estava orgulhoso com todos e isso emocionou o grupo - contou Cristóvão.
O atacante Elton, autor do primeiro gol, confirmou que a equipe ganhou força extra com a conversa de Ricardo Gomes com os jogadores:
- Hoje o Ricardo emocionou todo mundo na preleção, mandou recado, deu força, mexeu com todo mundo e levamos para o campo. Isso ajudou. ele pediu para continuarmos fazendo o que sempre fizemos, falta pouco, não desistir. Ele pedir força após tudo que passou emociona.
Logo após a partida, o meia Bernardo comentou sobre a conversa com Ricardo Gomes (veja no vídeo acima):
- A gente fica até emocionado, ele está com a gente, está muito feliz e orgulhoso. Está com saudade. Isso deixou a gente muito motivado, deu mais força para conseguir a vitória.